laptop com cores de tintaEm um mundo repleto de informações e mudanças, em que muitas coisas acontecem a cada segundo, pessoas criativas se destacam por conseguir acompanhar as transformações e inovar diante de tanta competição. A criatividade é um importante critério de desempate em um processo seletivo, uma vez que esta é uma característica que envolve curiosidade, exige que você saia da zona de conforto, inove e assuma riscos.Se você não se considera uma pessoa criativa, não há motivo para desespero: a criatividade não é um dom, mas uma habilidade que pode ser desenvolvida com treino, preparo, dedicação e autoconfiança.

Dicas para desenvolver a criatividade no trabalho

Saia da zona de conforto

Toda vez que você faz algo novo, sua mente transita por diferentes padrões e o cérebro cria novos caminhos neurais. Na hora de ser criativo, o cérebro trabalha de maneira diferente do que está habituado, e descobre um caminho alternativo para resolver os problemas. Portanto, faça coisas novas e que sejam difíceis para você.

Cuidado com o excesso de regras

Ao longo da vida, aprendemos a seguir regras, normas e procedimentos que, se forem seguidos à risca, nos tornamos pessoas rígidas e inflexíveis — sempre fazendo as mesmas coisas e impedindo que novos caminhos neurais sejam construídos, bloqueando a nossa criatividade.

A maioria das regras que você aprendeu quando criança serviu para lhe proteger e educar. Mas perceba quais regras e procedimentos você, como adulto, tem colocado na sua vida e avalie a possibilidade de ser mais flexível. Troque o relógio de pulso, coma a sobremesa antes do almoço, inverta a ordem no banho e atividades do cotidiano que você costuma fazer de forma automática.

Seja autoconfiante

Vença o medo de errar e elimine a necessidade de ser perfeito. Confie nas suas qualidades e potenciais, e reconheça suas limitações sem deixar que elas anulem sua luz. Abandone a necessidade de ser o melhor e apenas faça o seu melhor.

Pessoas sem autoconfiança e que desejam sempre ganhar tendem a não arriscar e fazer sempre a mesma coisa.

Ouça Mozart

Albert Einstein dizia que ouvir músicas compostas por Mozart estimulava sua criatividade. A ciência já provou que certas frequências sonoras têm um efeito positivo sobre a performance do cérebro, e as canções clássicas e instrumentais possuem maior potência nesse quesito. Outro benefício da música é o relaxamento e a sensação de bem-estar que deixa a mente mais fresca e aberta.

Faça Brainstorms

Quando tiver um problema ou situação que peça novas soluções e ideias, faça um Brainstorm (tempestade de ideias). Deixe fluir e coloque no papel tudo o que vier à sua cabeça, por mais absurda que seja a ideia. Após esgotar as possibilidades, filtre o que realmente merece atenção. Essa é uma excelente forma de incentivar que o seu cérebro explore todas as possibilidades.

Permita-se relaxar

O excesso de foco e pensamentos bloqueia a criatividade. Deixar um problema de lado por um momento pode ser o melhor caminho para descobrir respostas criativas.

Quando estiver em momentos de lazer, relaxe. Feche os olhos e respire fundo por três minutos diários. Esteja em contato com a natureza. Faça meditação e relaxamento. Deixe o celular um pouco de lado, desconectando-se. Faça coisas que lhe dão prazer. Deixe seu cérebro descansar, não há nada de errado nisso.

Seja feliz e positivo

Pessoas felizes e com pensamento positivo são mais criativas porque existe espaço na sua mente para a imaginação. Quem direciona todo o tempo para reclamar da vida se torna uma vítima incapaz de enxergar possibilidades.

Aprenda a ouvir

Esteja sempre disposto a ouvir experiências e histórias de outras pessoas, bem como sugestões, conselhos, críticas. Ser um bom ouvinte permite que você aprenda com a experiência do outro, permitindo uma visão bem mais ampla do que seus olhos alcançam.

Seja curioso

Leia coisas que não tenham relação com seus hábitos e estilo de vida. Vá a lugares que não está acostumado a frequentar. Aprenda sobre outras profissões, tenha interesse por coisas diferentes. Lembre-se: o aprendizado estimula o funcionamento cerebral a se movimentar para o novo.

Acessado em 12/05/2016 – http://www.sbie.com.br/blog/como-desenvolver-criatividade-no-trabalho/?utm_source=facebook.com&utm_medium=timeline&utm_campaign=blog&utm_content=desenvolver-criatividade-trabalho&utm_term=