Todos sabem que procurar emprego não é nada fácil e a dificuldade para conseguir rapidamente o que se quer, acaba sendo uma tarefa frustrante.

Neste processo, muitas pessoas erram ao “atirar para todos os lados”, sem muitos critérios e planejamento. A organização é a base de tudo para conseguir o emprego que se tanto deseja. Com os objetivos bem definidos, é possível aumentar as chances de encontrar o cargo dos sonhos, economizar tempo e ainda ter mais controle sobre os caminhos da carreira.

Devido à crise econômica pela qual passa diversas nações, inclusive o Brasil, ao número de profissionais em busca de recolocação no mercado de trabalho atingiu, no primeiro semestre de 2015, a taxa de 8,6% – de acordo com a pesquisa do IBGE. Ao mesmo tempo, novos cargos e oportunidades surgiram em setores como, por exemplo, o de TI. Com isso, percebe-se que há necessidade de criar uma “ponte” entre quem procura novos caminhos na jornada de trabalho e empresas que buscam renovar o quadro de colaboradores assim como sua dinâmica de serviço. Esta “ponte” pode ser construída por especialistas focados em encontrar as melhores vagas disponíveis, como no caso da Get a Job.

A empresa, especializada em recolocação profissional, compartilha algumas dicas fundamentais para quem deseja economizar tempo e ser mais produtivo na hora de buscar um novo emprego que atenda às expectativas. Veja abaixo quais são elas:

Defina seus objetivos profissionais

Antes de começar a procurar vagas desesperadamente e sair distribuindo o currículo a esmo, o ideal é parar e pensar sobre o que quer em termos de carreira. Saber o que se procura é essencial para começar a buscar um objetivo. Além de levar em conta as habilidades técnicas que já possui, há de se definir quais são as novas aptidões que deseja obter e desenvolver. Este é um bom momento para escolher áreas diferentes que agreguem mais valor à sua experiência profissional.

Atualize seu CV

Com os objetivos definidos, atualizar o currículo, peça fundamental para chamar a atenção de um empregador, é o próximo passo. É muito importante colocar experiências anteriores e dar destaque para as mais relevantes. Além disso, um dos principais fatores que levam os recrutadores a excluírem um candidato são os erros de português no próprio CV. Dar uma olhada na ortografia e pontuação é recomendável e, se possível, mostrar para alguém de confiança que possa analisar a estrutura, as informações e a formatação no intuito de encontrar erros ou ponto a melhorar.

Ainda é indicado atualizar perfis em redes sociais profissionais, como o Linkedin. Cada vez mais empresas usam essa ferramenta para recrutar novos profissionais.

Ative contatos

Já com o currículo atualizado e os objetivos definidos, é importante ter contato com possíveis empregadores ou pessoas que possam saber sobre ou até indicar uma vaga. A dica é não deixar perder amizades de faculdade, cursos, MBAs, mestrado, entre outros, porque eles podem auxiliar na hora de conseguir uma oportunidade de emprego. Mas tenha muito cuidado! Conservar amizades não é sinônimo de considerar apenas o que pode ser conseguido em termos de trabalho. Os “laços” profissionais devem ser mantidos com o objetivo de sempre abrir espaço para novas parcerias – independente de estar ou não empregado.

Prepare-se

Esteja preparado para encarar a próxima etapa: a entrevista de emprego. Claro que o nervosismo ataca no momento da conversa com o possível empregador, mas é importante transmitir confiança na hora da entrevista. A dica é ser objetivo e responder de modo claro sem deixar a simpatia e o bom humor de lado. Não há necessidade de fazer brincadeiras na hora da conversa, mas aparentar uma postura muito “rígida” pode não ser boa ideia.

O ponto é: preparar-se com antecedência. Saber colocar seus pontos positivos em destaque e, ao mesmo tempo, conseguir falar de pontos negativos e objetivos a serem melhorados pode ser complexo – porém, crucial. É importante mostrar vontade de aprender e de crescer junto com os colegas de trabalho.

Um alerta pode fazer toda a diferença

Vagas surgem a todo o momento e em diversas localidades do país. Por isso, é importante se manter conectado ao maior número de novidades possível. Mas como conseguir absorver os anúncios de oportunidades sem ter que dedicar o dia inteiro a isso? Um simples alerta pode ajudar.

No site “Get a Job” há um link para criação de alertas de vagashttp://www.getajob.com.br/view/web/alertaPersonalizado.php para receber notificações de vagas abertas correspondentes ao perfil informado. O processo é simples: primeiro é necessário informar o e-mail no qual deseja receber as sinalizações e depois escolher o setor/cargo desejado e a localidade (cidade e/ou Estado). Em seguida, basta finalizar e aguardar os avisos sem precisar gastar horas vagando por sites de busca.

Se você está com dificuldades para encontrar um novo emprego, o site “Get a job” é uma ótima opção para tentar acelerar esse processo e começar a trabalhar logo. “Reduzimos consideravelmente o esforço na busca de vagas, pela centralização de opções espalhadas pela web em um único local. A simplicidade na criação de alertas de vagas é o nosso principal diferencial”, afirma André Dourado, criador do site.

Além do cadastro para busca de emprego, essas e outras dicas você encontra no site. Acesse:www.getajob.com.br, ou nas redes sociais.

Website: http://www.getajob.com.br/view/web/alertaPersonalizado.php

“Este conteúdo de divulgação comercial é fornecido pela empresa Dino e não é de responsabilidade de EXAME.com”

***Acessado em 17/03/2016.

http://exame.abril.com.br/negocios/dino/noticias/4-formas-de-ser-mais-produtivo-na-busca-por-um-novo-emprego.shtml