Orientadora vocacional Adriana Gomes indica como acertar na hora de se candidatar a uma vaga profissional

Adriana Gomes dá dicas para montar um bom currículo
Colocar idade
“Importante colocar a idade sim. Em qualquer idade. Se a empresa tiver alguma restrição, mais cedo ou mais tarde você vai descobrir.  O importante é não criar nenhuma expectativa negativa na empresa e nem uma falsa expectativa para você.”

Colocar foto
“Foto não. Até para evitar a questão de preconceito. Muitas empresas pedem para enviar fotos, mas é uma forma de discriminação também. Se a pessoa não tiver boa aparência pode ser discriminada já pela foto. Caso coloque, prefira fotos produzidas por fotógrafos profissionais. A foto dever transmitir a ideia de um profissional responsável, bem sucedido.”

E-mail com nomes estranhos
“Crie um email profissional. Já chegou ao ponto de algumas situações eu ter que falar para pessoal criar uma outra conta de email porque depõe contra a pessoa dele.” Muito cuidado com apelidos e nomes jocosos, pode depor contra você.”

Endereço do domicílio
“Colocar e o endereço pode beneficiar ou prejudicar. Pode beneficiar se você residir próximo ao seu local de trabalho e pode prejudicar se você morar muito longe. Existe a situação de quem reside em outras cidade e quer se mudar. Minha sugestão é colocar o endereço de alguém, um lugar que você possa ficar. O local onde você vai se estabelecer naquela cidade.”

Colocar letra colorida no currículo
“O currículo é um documento formal. O ideal é que seja bastante limpo e fácil de ler. Não tenho nada contra ser criativo, mas às vezes a pessoa quer ser tão criativa que dificulta a análise de quem está fazendo a seleção. Melhor ser tradicional, formal e profissional. Papel branco com letra preta, uma letra fácil de ler e limpa com bastante espaçamento.”

Como valorizar o currículo sem experiência profissional
“Não basta apenas citar que fez um trabalho voluntário, é importante que se conheça e avalie as experiências que teve. Trabalho voluntário enriquece o currículo, mas descreva a atividade que você fazia no local. Tente valorizar também suas habilidades e competências técnicas.”

Dicas
O importante é que você descreva as competências que você tem e que melhor atenda aquela vaga e aquela empresa. Um exercício importante é antes de elaborar o currículo, saber o que o mercado está buscando.

– Canto superior direito é o local onde você vai colocar os dados de localização;
– Seja sucinto ao escrever seu objetivo;
– A parte mais complexa do currículo é a síntese de qualificação; e
– Coloque cursos que valorizem seus objetivos da vaga que você está se candidatando.

http://gshow.globo.com/programas/encontro-com-fatima-bernardes/por-tras-das-cameras/noticia/2015/02/sabe-elaborar-um-bom-curriculo-especialista-ensina-dicas-infaliveis.c

Atualizado em 02/02/2015.